noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827!

Agroindustrial

Maior parte dos candidatos à reeleição no Congresso não apoia pauta ambiental

Conclusão está em novo índice que mapeia votos na Câmara e no Senado relacionados ao tema

Publicada em 20/09/22 às 08:27h - 15 visualizações

Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827


Compartilhe
Compartilhar a noticia Maior parte dos candidatos à reeleição no Congresso não apoia pauta ambiental  Compartilhar a noticia Maior parte dos candidatos à reeleição no Congresso não apoia pauta ambiental  Compartilhar a noticia Maior parte dos candidatos à reeleição no Congresso não apoia pauta ambiental

Link da Notícia:

Maior parte dos candidatos à reeleição no Congresso não apoia pauta ambiental
Ouvir o texto Diminuir fonte Aumentar fonte Giovana Girardi  (Foto: Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827)

Giovana Girardi
SÃO PAULO

desmonte das políticas ambientais no Brasil nos anos Bolsonaro, que resultou em aumento do desmatamento em todos os biomas e das emissões de gases de efeito estufa do país, provocou a mobilização de algumas organizações da sociedade civil a fim de fortalecer a bancada ambientalista no Congresso na próxima legislatura.

A compreensão é de que é no Legislativo que a agenda ambiental e climática pode avançar ou atravancar no país. Foi lá que parte dos retrocessos observados nos últimos quatro anos —mas não só— teve palco.

plataforma Farol Verde, uma das mais robustas a rastrear candidaturas à reeleição e novas mais alinhadas com a agenda ambiental, identificou que a maior parte dos candidatos que tentam se reeleger na Câmara ou no Senado tiveram um desempenho antiambiental na atual legislatura.

Indígena com cocar aponta para o lado pisando em cartazes onde se lê 'terra protegida'; ao fundo se vê o prédio do Congresso
Protesto no acampamento indígena Luta pela Vida, em Brasília, em agosto de 2021; movimento se reuniu para pedir demarcação de terras indígenas - Pedro Ladeira - 24.ago.2021/Folhapress

O levantamento, divulgado nesta terça-feira (20), faz um raio-X sobre como votaram, entre janeiro de 2019 e julho deste ano, 486 parlamentares que tentam se manter no cargo ou mudar para a Casa vizinha. O resultado mostra que a maioria não seria aprovada no critério de compromisso ambiental.

Para fazer essa análise, a plataforma, apoiada por diversas organizações da sociedade civil, criou um índice de convergência ambiental. Chamado de ICAt, ele deu uma nota de 0% a 100% para cada um dos candidatos. Pelo cálculo, quanto mais próximo de 100%, mais verde é o candidato à reeleição.

A nota leva em conta como esses políticos se manifestaram em 12 votações críticas para a área no período. Elas trataram de anistias a grilagem de terras, regularização fundiária, flexibilização do Código Florestaldia dos povos indígenasurgência para mineração em terras indígenasliberação de agrotóxicos, flexibilização do licenciamento ambiental, mercado de carbono, pagamento por serviços ambientais e água como direito fundamental.

LEIA TAMBÉM




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 61 99808 5827

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827
Converse conosco pelo Whatsapp!