Receita do Jornal do Campo deste domingo (25) é a goiabada cascão. Quem ensina o passo a passo é a produtora rural Andreia Gonçalves, que mora em uma fazenda em Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal. O doce tem mais de 200 anos de história na família e o preparo passou de geração em geração.
A família veio de Portugal para o cerrado Goiano na época da independência em busca de qualidade de vida. Com o tempo, construíram uma fábrica de doces artesanais que vende mais de uma tonelada de produtos por mês. Andreia conta que o segredo para a goiabada fazer tanto sucesso é o modo como é feita.
Para a goiabada ser considerada cascão ela tem que se feita em um tacho de cobre. Então daí vem a tradição. O tacho de cobre que a gente usa faz parte da nossa família há anos”, explica a produtora rural.
Veja o passo a passo:
INGREDIENTES
10 quilos de cascas de goiaba
30 quilos de polpa de goiaba
25 quilos de açúcar
500 ml de limão
MODO DE PREPARO
O primeiro passo é separar a casca e a polpa da goiaba. Depois, coloque lenha na fogueira e deixe o tacho de cobre esquentar, pois é necessário já estar quente quando adicionar as cascas de goiaba cortadas em tiras. Complete com água e deixe ferver por cerca de 30 minutos.
Em seguida, adicione os 30 quilos de polpa de goiaba congelada, 500ml de limão e os 25 quilos de açúcar. Agora é preciso ter paciência e mexer o doce por aproximadamente duas horas até chegar no ponto ideal.
Após finalizado, coloque o doce nas caixinhas de madeira e deixe esfriar. A receita rende 50 porções de 800 gramas cada.