Os amantes de café podem viver mais. De acordo com estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology, tomar duas a três xícaras da bebida por dia está associado a maior longevidade e menor risco de doenças cardiovasculares. Para os autores do estudo, a ingestão leve a moderada de café moído, instantâneo e descafeinado pode ser considerada parte de um estilo de vida saudável.
O estudo associou os tipos da bebida e arritmias incidentes, doenças cardiovasculares e morte usando dados de 449.563 britânicos com 40 a 69 anos. No início da análise, que considerou informações colhidas por 12,5 anos, os participantes não tinham doenças cardiovasculares e 22,4% não eram bebedores de café.
Os resultados mostraram que o consumo diário da bebida foi relacionado a uma redução na mortalidade por qualquer causa. Beber duas a três xícaras por dia de descafeinado foi associado a uma queda de 14%; do moído, 27%; e do instantâneo, 11%. Todos os subtipos de café também foram ligados à menor incidência de doenças cardiovasculares — 6%, 20% e 9%, respectivamente — com a mesma ingestão diária.