A cúpula do MDB levou, na tarde desta 4ª feira (28.dez.2022), para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os nomes de indicados para os Ministérios das Cidades e para o dos Transportes. O partido já terá também uma integrante comandando o Planejamento, a senadora Simone Tebet (MDB-MS).
A bancada do Senado da legenda vai indicar o senador eleito Renan Filho (MDB-AL), 43 anos, para ser ministro dos Transportes. Já o nome da bancada da Câmara é o do empresário Jader Filho (MDB-PA), 46 anos.
O cálculo na Câmara e no Senado seria de que Lula formaria um grupo de apoio com MDB, PSD, PP e União Brasil ao dividir entre essas legendas 8 ministérios.
As siglas teriam uma vaga em cada Casa, menos o MDB, que reivindica uma a mais pela atuação dos senadores Simone Tebet (MS) e Renan Calheiros (AL) na campanha presidencial do petista.
A senadora e Lula bateram o martelo sobre ela assumir o Planejamento na tarde de 3ª feira (27.dez). Com as indicações desta 4ª, o MDB deve ocupar 3 ministérios na esplanada do governo eleito do PT.
Renan Filho é economista pela UnB (Universidade de Brasília). Governou Alagoas por 2 mandatos (2015-2022). Antes, havia sido prefeito de Murici (2005-2010) e deputado federal (2011-2015) pelo Estado. Foi eleito senador com 56,92% dos votos válidos. É o filho mais velho do ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB).
Renan Filho era o nome favorito a ser indicado pela bancada do MDB no Senado para compor o governo Lula. Ele havia dito a emissários do petista que o Planejamento combinaria com seu perfil de gestão em Alagoas, mas que a indicação caberia ao partido, que queria controlar o Ministério de Minas e Energia. No fim, ficou com os Transportes.
Ele apadrinhou o governador eleito Paulo Dantas (MDB) na disputa pela alagoana deste ano. Dantas havia sido eleito indiretamente para um mandato-tampão no governo de Alagoas, em maio de 2022. O pleito foi realizado pela Assembleia Legislativa do Estado.
Jader Filho é empresário do ramo das comunicações e atualmente presidente do MDB do Pará. Ele também é filho do senador Jader Barbalho (MDB-PA) e irmão do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA).
Eis os 21 ministros anunciados até agora que irão compor o 1º escalão do governo Lula. Ao todo, a Esplanada do petista será composta por 37 ministros, faltam outros 16 nomes serem indicados. A divulgação deve ser realizada pelo petista até a próxima 5ª feira (29.dez).
Abaixo, clique nos nomes dos indicados e conheça o perfil de cada um: