noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827!

Brasil

CAROÇO DA AZEITONA TAMBÉM TEM AZEITE E OLIVEIRA SÓ DÁ FRUTOS QUANDO PASSA FRIO

G1 VOOU DO SUDESTE ATÉ O RIO GRANDE DO SUL, ONDE ESTÁ O MAIOR OLIVAL DO BRASIL, PARA MOSTRAR O PASSO A PASSO DA PRODUÇÃO DO AZEITE. PARA SER EXTRAVIRGEM, ÓLEO PRECISA SER EXTRAÍDO DE AZEITONAS EM MENOS DE 24 HORAS, DIZ PRODUTOR.

Publicada em 23/02/23 às 13:20h - 21 visualizações

POR PAULA SALATI E MARCOS SERRA LIMA, G1


Compartilhe
Compartilhar a noticia CAROÇO DA AZEITONA TAMBÉM TEM AZEITE E OLIVEIRA SÓ DÁ FRUTOS QUANDO PASSA FRIO  Compartilhar a noticia CAROÇO DA AZEITONA TAMBÉM TEM AZEITE E OLIVEIRA SÓ DÁ FRUTOS QUANDO PASSA FRIO  Compartilhar a noticia CAROÇO DA AZEITONA TAMBÉM TEM AZEITE E OLIVEIRA SÓ DÁ FRUTOS QUANDO PASSA FRIO

Link da Notícia:

CAROÇO DA AZEITONA TAMBÉM TEM AZEITE E OLIVEIRA SÓ DÁ FRUTOS QUANDO PASSA FRIO
BRASIL É O SEGUNDO MAIOR CONSUMIDOR DE AZEITE DE OLIVA DEPOIS DOS EUA.  (Foto: REPRODUZIDA - RÁDIO RIR BRASIL BRASÍLIA -DF..)

Com quantos quilos de azeitona se faz uma garrafa de azeite? Como o óleo é extraído da azeitona?

G1 voou do Rio e SP até o Rio Grande do Sul, onde está a maior plantação de oliveiras do Brasil, para acompanhar o passo a passo de uma produção de azeite no município de Viamão.

É um processo delicado: depois que saem das árvores, as azeitonas precisam ir direto para a fábrica. Elas perdem qualidade rápido e, se o azeite não for extraído logo, pode perder o frescor do fruto, a picância e o sabor frutado: tudo o que se espera de um azeite extravirgem.

Nessa viagem, a equipe viu ainda que nada é desperdiçado e que existe azeite até no caroço da azeitona. Teve também "ordenha" de oliveiras e prova de azeitona no pé da árvore. Será que ela é gostosa igual na pizza?

TIPOS DE AZEITE

Os azeites são diferenciados pelo seu nível de acidez e sabor. A seguir, veja as explicações do produtor da Estância das Oliveiras André Sittoni Goelzer e de técnicos do Ministério da Agricultura.

EXTRAVIRGEM: é o azeite de melhor qualidade, produzido a partir de azeitonas em bom estado e que são processadas, em geral, em até 24 horas. O azeite precisa ser extraído em pouco tempo porque as azeitonas perdem rapidamente a picância, o amargor e o frutado, qualidades de sabor que se esperam de um extravirgem;
Acidez: menor ou igual a 0,8%;
Sensorial: picância, amargor e frutado.

VIRGEM: é um azeite que também é feito com azeitonas em bom estado, mas que perderam alguma qualidade com o passar do tempo. Exemplo: o azeite pode ter demorado para ser extraído das azeitonas;
Acidez: menor ou igual a 2%;
Sensorial: ainda pode ter picância, amargor e frutado, mas começa a apresentar alguns defeitos, como gosto de avinagrado, fermentado, ácido, entre outros.

LAMPANTE: é um azeite da pior qualidade, que não pode ser destinado ao consumo humano. Ele pode ter sido feito a partir de azeitonas em péssimo estado (colhidas estragadas, do chão ou armazenadas inadequadamente);
Acidez: maior que 2%;
Sensorial: predomina gostos ruins, como avinagrado, fermentado, ácido, entre outros.

TIPO ÚNICO: é um azeite misturado com refinado, ou seja, que foi alterado quimicamente para eliminar impurezas e ser destinado ao consumo humano. É misturado com o azeite de oliva virgem;
Acidez: menor ou igual a 1%;
Sensorial: não é avaliado sensorialmente, mas tem sabor neutro. É indicado para fritar.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 61 99808 5827

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827
Converse conosco pelo Whatsapp!