Mora em Brazlândia e quer opinar sobre a região? Aproveite, pois neste sábado (17) a cidade receberá a sexta oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).
O objetivo é reunir a população em torno da discussão de temas importantes para o desenvolvimento urbano da cidade, como regularização fundiária, meio ambiente e transporte público, entre outros. O encontro está marcado para as 9h, no auditório do Centro de Ensino Médio (CEM) 1.
Com base na contribuição dos participantes, o planejamento territorial será revisado, levando em conta aspectos como sustentabilidade, inclusão social, oferta de lazer, serviços públicos e moradia. Além de organizar a cidade, o Pdot pretende promover bem-estar aos moradores.
“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.
“É essencial a população adquirir conhecimento e acesso à informação, e eventos como esse do Pdot podem trazer esse tipo de esclarecimento”, avalia o arteterapeuta Paulo Magalhães, morador de Brazlândia. “É de suma importância que todos participem e, a partir disso, reivindiquem seus direitos.”
Quem pode participar?
Todos os moradores do Distrito Federal interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, podem participar das oficinas promovidas pela Seduh nas regiões administrativas.
Para isso, basta comparecer aos locais, nas datas e horários marcados. O evento também será transmitido no canal da secretaria no YouTube, o Conexão Seduh.
Ao longo deste ano, são previstas 53 oficinas participativas com a população do DF. Confira o calendário completo.
Dinâmica
A dinâmica da oficina inclui exposição de temas e espaço para a população fazer suas contribuições. Os participantes serão divididos em grupos para debater assuntos diferentes e poderão fazer contribuições individuais ou em grupo.
Haverá também o registro de falas e percepções, debates em cada grupo, exposição dos principais temas discutidos e a construção de um relatório final da reunião, a ser divulgado posteriormente. Fôlderes e cartilhas impressas serão distribuídas durante a oficina, explicando sobre o processo.
Mais informações podem ser acessadas no site do Pdot.
Serviço
Oficina participativa do Pdot em Brazlândia
*Com informações da Seduh