Inscrito no Livro de Registro das Celebrações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2016, desfile atrai grande público, nesta quinta-feira (29/06), no Carreiródromo Ada Cyra. No município, estiveram cerca de 700 carros de boi, e nem todos participaram do evento. “Esse é um dos maiores acontecimentos dos últimos tempos. Mais do que isso, estamos a celebrar a vida, o amor, a fé e a devoção de um povo que precisa ser visto, e cada vez mais valorizado”, destaca prefeito Marden Júnior. Forças policiais apontam tranquilidade, e não houve registros de ocorrências
O prefeito Marden Júnior participou, nesta quinta-feira (29/06), do desfile dos carreiros, cavaleiros e muladeiros da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno. Evento está inscrito no Livro de Registro das Celebrações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2016.
O desfile reuniu grande público. A Prefeitura de Trindade registrou 325 carreiros e 4 mil cavaleiros e muladeiros. No município, estiveram cerca de 700 carros de boi. Nem todos participaram do evento.
De acordo com as forças policiais que estiveram presentes durante o evento não existiram registros de ocorrências. Os desfiles aconteceram com tranquilidade.
No começo do desfile, os carreiros se concentraram desde a madrugada nas ruas próximas da Igreja Matriz do Pai Eterno. No local, receberam um lanche oferecido pela Prefeitura de Trindade. Às 7h30 seguiram até o Carreiródromo Municipal Ada Cyra, onde aconteceu o desfile.
“Esse é um dos maiores desfiles de todos os tempos. Mais do que isso, estamos a celebrar a vida, o amor, a fé e a devoção de um povo que precisa ser visto e cada vez mais valorizado”, destaca o prefeito Marden Júnior.
Ele lembra que, no desfile, tem carreiros de mais de 90 anos e alguns com apenas quatro anos. “Isso mostra a força dessa tradição que segue por famílias. Agradeço a todos que vieram até Trindade para fazer, mais vez, esse espetáculo de fé”, destaca.
“Essa é uma das mais organizadas romarias de todos os tempos, a mais segura. Traz tranquilidade a todos que participam. Os fiéis demonstram a profissão de fé, e isso tem sido o diferencial. Apresentamos uma estrutura que dá condições para que isso aconteça. Esse é o sucesso de uma romaria muita calma, mesmo com tantos participantes. Temos certeza de que vai passar dos 3 milhões de romeiros”, aponta Marden Júnior.
Desde o início do ano, o prefeito Marden Júnior começou a ir até as fazendas dos carreiros para falar sobre o desfile e os detalhes da Romaria 2023.
Foram meses para a realização deste objetivo que foi confirmado com a presença maciça de carreiros, cavaleiros e muladeiros.
A deputada federal Silvye Alves foi criada em Trindade, e conhece a romaria desde muito pequena. “Isso tudo aqui é uma mistura de emoções. Venho à romaria desde criança, e hoje vejo esse trabalho diferenciado do prefeito Marden Júnior que tem um jeito de agir, de olhar e cuidar das pessoas que chama a atenção. Parabéns a todos que participam desse momento tão importante”, relata.
O devoto Ney Gomes da Silva também é carreiro e passou de joelhos antes do primeiro carro que entrou no carreiródromo para o desfile. Ele fez agradecimento. Disse que pediu ao Pai Eterno a cura do filho, e agora trouxe a criança curada a Trindade.
“Divino Pai Eterno é tudo na minha vida e da minha família. Estou emocionado demais de estar aqui”, diz Ney Gomes da Silva, em prantos.
O deputado estadual Cristiano Galindo ressalta o trabalho feito para que esse momento transcorresse em paz.
“Parabenizo a organização, prefeito Marden Júnior, secretários municipais, governador Ronaldo Caiado, e todos que apoiam a Romaria de Trindade”, diz o deputado. “Quem está aqui acompanha agora o maior desfile de carros de boi de todo o mundo, isso é histórico. Ainda mais marcado por tanta segurança”, destaca.
Padre João Bosco de Deus, pároco da Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, conta que entende muito bem cada carreiro e romeiro. “Esse é um dia especial, reservado para celebrar a vida do homem e da mulher do campo”, afirma.
“A vida do carreiro se confunde com a história do medalhão, porque era assim que as pessoas vinham louvar ao Pai Eterno. Hoje eles vêm desfilar e celebrar a vida e a fé”, pontua o padre.
A posição dos carros é escolhida por sorteio, e este ano o primeiro foi de Palmeiras de Goiás, cidade vizinha a Trindade. Os três primeiros carros foram sorteados todos da mesma família que é comandada pelo senhor Zé da Colhedeira, que participa da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno há 27 anos.
Zé da Colhedeira conhece a história de cada boi que tem nome, data de nascimento e quando começou na lida. “Todo ano a emoção é grande demais, mas esse ano tá ainda maior, coração tá batendo forte”.
Participaram os deputados federais Leda Borges; Sylvie Alves; Adriano Agrobom; Flávia Moraes; e representantes dos parlamentares Zacharias Calil, Adriana Accorsi, Glaustin da Fokus e Gustavo Gayer.
Estiveram presentes os deputados estaduais Cristiano Galindo; Bia de Lima; George Moraes; Amaury Ribeiro; e representante do parlamentar Fred Rodrigues.
Participaram os prefeitos Fabiano Capuzzo (Campestre); Felipe Antônio Dias (Orizona); Vando Vitor (Palmeiras); Renes Gonçalves (Joviânia); João Batista Carvalho (Nazário); Thiago Pacheco de Jesus (Petrolina); Cleuton Timbó (São Francisco de Goiás); José Diniz (Abadiânia); Rogério Labanca (Damolândia); Ubirajara Antônio (São João da Paraúna); Job Martins (Santa Bárbara); José Cândico do Nascimento (Santo Antônio da Barra); Azaide Borges (São Miguel do Araguaia); Rodrigo Fonseca (Ouro verde); e Nárcia Kelly (Bela Vista).
E mais: vice-prefeitos Almira Camilo (Santa Rosa de Goiás); Júnior da Receita (São Luís de Montes Belos) e Alexandre Moura (Caturaí); presidente da Câmara Municipal de Ipameri, Alisson Rosa.
Presentes os vereadores por Trindade, Pastor Zeca (vice-presidente da Câmara Municipal); Manin do Esporte; Samuel Samuca; Márcia do Edmilson; Wender Bodin; Baiano do Esporte; Bruno Noronha; Fernandinho; Hélio Braz; Raimundo Neto; Marco Ferreira e Amigo Leobino.