noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827!

Brasil

Zema repete discurso de separatistas paulistas de 1932, diz historiadora americana

Publicada em 13/08/23 às 11:18h - 10 visualizações

Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827


Compartilhe
Compartilhar a noticia Zema repete discurso de separatistas paulistas de 1932, diz historiadora americana  Compartilhar a noticia Zema repete discurso de separatistas paulistas de 1932, diz historiadora americana  Compartilhar a noticia Zema repete discurso de separatistas paulistas de 1932, diz historiadora americana

Link da Notícia:

Zema repete discurso de separatistas paulistas de 1932, diz historiadora americana
 (Foto: Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827)

Propaganda separatista da Revolução Constitucionalista de 1932, que retrata São Paulo como uma vaca que definha ao ser sugada por demais Estados do Brasil

Uma vaca gorda que definha enquanto é puxada e sugada por 19 crianças. A imagem, uma alegoria elaborada em 1932 por separatistas paulistas que fizeram parte da Revolução Constitucionalista, representa São Paulo como a vaca e as 19 crianças como os demais Estados da recém-instituída República Federativa do Brasil.

A charge traz uma imagem muito semelhante ao que foi dito pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ao defender, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que o Sul e o Sudeste se unissem para contrapor o poder político do Nordeste.

"Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década. Se não, você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito. Daqui a pouco as que produzem muito vão começar a reclamar o mesmo tratamento", afirmou Zema, no contexto da discussão da reforma tributária e da distribuição dos fundos federais.

Para a historiadora americana Barbara Weinstein, professora da New York University e especialista em História do Brasil, os claros paralelos entre a ilustração de 1932 e as opiniões de Zema, em 2023, não são mera coincidência.

Weinstein argumenta que a Revolução Constitucionalista marca a consolidação de uma identidade paulista — e que se estende a porções do Sudeste e do Sul do Brasil — baseada na branquitude, na masculinidade e no desenvolvimentismo. E marca oposição aos demais Estados brasileiros — vistos nessa interpretação como vagões vazios a serem puxados pela “locomotiva paulista”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 61 99808 5827

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827
Converse conosco pelo Whatsapp!