Nesta quinta-feira (21/3), os moradores do Assentamento Três Conquistas, no Paranoá, receberam o programa Cras Móvel, que leva serviços socioassistenciais diretamente às comunidades mais vulneráveis e isoladas da capital federal. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O assentamento fica em uma localização remota e a pasta garantiu a chegada dos serviços essenciais aos moradores. Como resultado, os moradores receberam transporte de ida e volta para a unidade da Empresa de Assistência Técnica Rural (Emater) do Paranoá, que cedeu os veículos para o deslocamento e o espaço para a realização dos atendimentos.
Só nesta manhã, o Cras Móvel realizou 50 atendimentos, oferecendo uma variedade de serviços socioassistenciais, incluindo orientações sobre benefícios eventuais e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da proteção social básica e destinado ao atendimento assistencial de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. Atualmente, o DF conta com 29 unidades do Cras, organizados por territórios e divididos por endereços e áreas de abrangência. Pode solicitar atendimento a todo e qualquer cidadão de áreas territorialmente referenciadas ao Cras que esteja passando por situações de insegurança, fragilidades, ausência de renda, pobreza e dificuldades de acesso aos serviços públicos.
*Com informações da Agência Brasília