noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827!

Cidade

SAÚDE OFERECE MEDICAMENTO PREVENTIVO AO HIV PARA QUEM NÃO USOU PRESERVATIVO NO CARNAVAL; SAIBA COMO TER ACESSO AO TRATAMENTO NO DF

PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO (PEP) É INDICADA PARA REDUZIR RISCO DE INFECÇÕES EM CASOS DE RELAÇÃO CONSENTIDA DESPROTEGIDA E TAMBÉM DE VIOLÊNCIA SEXUAL. TRATAMENTO DEVE SER INICIADO ATÉ 72 HORAS APÓS ATO.

Publicada em 23/02/23 às 13:15h - 28 visualizações

POR G1 DF


Compartilhe
Compartilhar a noticia SAÚDE OFERECE MEDICAMENTO PREVENTIVO AO HIV PARA QUEM NÃO USOU PRESERVATIVO NO CARNAVAL; SAIBA COMO TER ACESSO AO TRATAMENTO NO DF  Compartilhar a noticia SAÚDE OFERECE MEDICAMENTO PREVENTIVO AO HIV PARA QUEM NÃO USOU PRESERVATIVO NO CARNAVAL; SAIBA COMO TER ACESSO AO TRATAMENTO NO DF  Compartilhar a noticia SAÚDE OFERECE MEDICAMENTO PREVENTIVO AO HIV PARA QUEM NÃO USOU PRESERVATIVO NO CARNAVAL; SAIBA COMO TER ACESSO AO TRATAMENTO NO DF

Link da Notícia:

SAÚDE OFERECE MEDICAMENTO PREVENTIVO AO HIV PARA QUEM NÃO USOU PRESERVATIVO NO CARNAVAL; SAIBA COMO TER ACESSO AO TRATAMENTO NO DF
PESSOA ENTREGA PRESERVATIVO PARA OUTRA  (Foto: REPRODUZIDA - RÁDIO RIR BRASIL BRASÍLIA -DF.)

Quem teve relação sexual durante o carnaval sem preservativo – por descuido ou porque a proteção estourou ou foi mal colocada – pode procurar o Sistema Único de Saúde (SUS) para começar a profilaxia pós-exposição (PEP).

tratamento gratuito é uma forma de prevenir a infecção pelo HIV. São usados medicamentos que fazem parte do coquetel administrado no tratamento da Aids para pessoas que entraram em contato com o vírus. Mas é fundamental que a PEP seja iniciada até 72 horas depois do ato sexual.

COMO É O TRATAMENTO?

A PEP é indicada para reduzir risco de infecções em casos de relação consentida desprotegida e também de violência sexual ou para pessoas que tiveram contato com o material biológico em acidente de trabalho.

A prevenção está disponível nos setores de urgência e de emergência das unidades de pronto atendimento (UPAs), nos hospitais e no Núcleo de Testagem e Aconselhamento, que fica na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília.

O tratamento deve começar, no máximo, 72 horas após o ato sexual

Os medicamentos para impedir a infecção precisam ser tomados durante 28 dias, sem parar, e sempre com orientação médica

PRÉ-EXPOSIÇÃO

Também está disponível na na rede pública de saúde, a profilaxia pré-exposição (PrEP), que é o tratamento com o uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. A PrEP faz parte das estratégias de prevenção combinada do vírus.

QUEM PODE USAR?

De acordo com o Ministério da Saúde, deve-se considerar usar a PrEP:

Gays e outros homens que fazem sexo com homens

Pessoas trans

Trabalhadores (as) do sexo

E, além disso, pessoas que:

Frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);

Têm relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento

Fazem uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV)

Apresentam episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A PrEP está disponível no Centro Especializado em Doenças Infectocontagiosas (Cedin) e na Policlínica de Taguatinga. A dispensação do tratamento para quem for atendido na rede privada ou em outro serviço é na Policlínica do Lago Sul, Policlínica de Taguatinga, Policlínica de Ceilândia e Farmácia Escola do Hospital Universitário de Brasília (HUB).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 61 99808 5827

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827
Converse conosco pelo Whatsapp!