A LunaGreen Bioativos é uma pequena empresa que fica no município de Aparecida de Goiânia e está há cinco anos no mercado. Ela produz insumos naturais para as indústrias de cosmético e farmácias de manipulação, como por exemplo, extratos vegetais, óleos, manteigas, óleos essenciais. É a única empresa do ramo em Goiás. A proprietária, Nathalia Pedroso Barbosa, conta que a empresa possui muitos projetos de inovação parados por falta de recursos.
As inovações que precisam ser feitas são em desenvolvimento de biotecnologia com responsabilidade social e ambiental. Para isso é necessário desenvolver processos com software exclusivo, equipe capacitada, e ainda, o processo biotecnológico com uma validação por meio de uma produção pioneira. “Uma inovação normalmente é multidisciplinar e precisa de várias frentes para ser concretizada, até por isso a dificuldade de uma empresa em fazer sem nenhum apoio”, explica a empresária.
Mas a história da LunaGreen e de centenas de empreendimentos do estado pode ter um futuro virtuoso. É que uma parceria do Sebrae Goiás com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, vai oferecer R$ 1 bilhão em crédito para inovação de micro e pequenas empresas em Goiás. A linha de crédito conhecida como InovaCred foi lançada nesta quinta-feira (16) na sede do Sebrae, em Goiânia, e será apresentada em outros cinco municípios do estado