noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827!

Cidade

STF determina mudança nas cadeiras na Câmara Federal e Goiás pode ganhar mais um deputado

Publicada em 26/08/23 às 16:19h - 33 visualizações

Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827


Compartilhe
Compartilhar a noticia STF determina mudança nas cadeiras na Câmara Federal e Goiás pode ganhar mais um deputado  Compartilhar a noticia STF determina mudança nas cadeiras na Câmara Federal e Goiás pode ganhar mais um deputado  Compartilhar a noticia STF determina mudança nas cadeiras na Câmara Federal e Goiás pode ganhar mais um deputado

Link da Notícia:

STF determina mudança nas cadeiras na Câmara Federal e Goiás pode ganhar mais um deputado
 (Foto: Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (25), por unanimidade, determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do atual número de cadeiras de deputados de cada estado. O julgamento foi realizado no Plenário Virtual, em que os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Com a decisão, a Câmara terá até 30 de junho de 2025 para realizar a distribuição das vagas. Se a Casa não fizer o recálculo, segundo a decisão, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será incumbido de determinar, até 1º de outubro de 2025, o número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal para a legislatura de 2027.

Os ministros acompanharam o voto do relator, Luiz Fux. Segundo ele, o cálculo para atualizar o tamanho das bancadas estaduais na Câmara deverá levar em conta o número máximo de 513 deputados e os dados do último Censo.

O STF julgou uma ação do estado do Pará em 2017. Segundo a procuradoria desse estado, uma lei de 1993 estabeleceu o número mínimo de 8 e máximo de 70 deputados, mas falta regulamentação de uma lei complementar para definir as regras de acordo com as mudanças demográficas. O Pará espera ganhar mais quatro vagas com o recálculo. Atualmente, a bancada do estado é de 18 deputados.

Quem ganha

Com as mudanças, Goiás ganha uma cadeira, assim como Mato Grosso, Minas Gerais e Ceará. Os estados do Pará e Santa Catarina, teriam quatro cadeiras a mais e o Amazonas, duas vagas a mais.

Quem perde

Os estados que mais perdem deputados são o Rio de Janeiro, que perde quatro deputados, passando de 46 para 42 cadeiras, Bahia, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Sul, perderiam duas cadeiras cada, Pernambuco e Alagoas, perdem uma cada.

 

Luiz Fux declara omissão do Congresso

O ministro Luiz Fux declarou omissão do Congresso na aprovação da lei para atualizar as bancadas. O novo número deverá ser baseado no Censo de 2022.

“A omissão legislativa identificada no caso concreto gera um evidente mau funcionamento do sistema democrático, relacionado à sub-representação das populações de alguns estados na Câmara dos Deputados em grau não admitido pela Constituição”, argumentou o ministro relator.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 61 99808 5827

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827
Converse conosco pelo Whatsapp!