Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um veículo blindado da PM coberto de panfletos de candidatos no Complexo da Maré, zona norte do Rio, na manhã deste domingo (2). Nas imagens, é possível ver que as pessoas ainda tentam subir no Caveirão. A assessoria da Polícia Militar disse que o veículo foi cercado por populares durante o deslocamento na comunidade Baixa do Sapateiro. De acordo com a corporação, não houve acidente nem feridos durante a ação.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, avalia que as filas de votação estão dentro da normalidade.
"Eleitoras e eleitores estão se dirigindo normalmente às urnas. Quem estiver na fila até às 17h, vai votar", diz o ministro em entrevista coletiva, neste domingo (2), em Brasília.
A Polícia Civil prendeu na manhã deste domingo (2), em Macapá, um homem que transportava seis eleitores em um veículo. Os policias conduziram todos que estavam no automóvel para a Superintendência Regional da PF, onde o homem foi preso em flagrante por transporte irregular de eleitores.
Em São Paulo, 202 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas. Do total de urnas com problemas, 85 delas eram da capital paulista
O TRE-DF informa que 69 países já concluíram a votação. No total, 57 urnas foram trocadas por problemas diversos.
"Em alguns lugares no exterior precisamos usar urna com papel por problemas. Temos longas filas em Porto, Lisboa e Dublin. Nenhuma anormalidade a não ser a procura grande dos eleitores. Nesses lugar podemos estender o horário para respeitar quem está na fila. A greve em Lisboa não atrapalhou em nada", afirmou o secretário de imprensa do TRE, Fernando Veloso.
O ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, afirmou que recebeu dois informes parciais de cada uma das 27 unidades da federação e não há até o momento qualquer problema na eleição em todo o país. "Tudo correndo na mais absoluta tranquilidade e todos os testes foram bem sucedidos."
Dantas disse ainda que, para acelerar a consolidação dos boletins de urna hoje a partir das 17h, decidiu aumentar em 50% o número de auditores de plantão na sede do TCU.
"Espero que nossa verificação seja concluída poucos minutos depois que o TSE liberar a totalização de cada sessão."
Na escola municipal Professor Silvio Xavier Antunes, no bairro do Piqueri, zona norte de São Paulo, concentra-se grande volume de eleitores. Grande parte usa as cores de seus candidatos. Além das famílias e dos idosos, está seção se destacou pela forte presença de jovens.
Para Kauany, de 17 anos, é importante para os jovens se engajarem. “Temos que aproveitar que conseguimos este direito, ainda mais nós mulheres. Vim sozinha exercer meu direito”, disse à reportagem. Visão parecida com a de Catarine, de 16 anos. “Temos esse direito de escolha e é importante fazer parte” afirmou. Ela estava acompanhada da amiga de também 17 anos, Bárbara. “Somos jovens e, querendo ou não, essa eleição é decisiva para o nosso futuro”, falou.
Usuários do Twitter estão publicando um vídeo no qual um eleitor quebra a pauladas uma urna eletrônica. O TRE-GO não se posicionou sobre o incidente.
Até o momento, a Polícia Federal já registrou 96 procedimentos de polícia judiciária, sendo 20 de propaganda de boca de urna e 30 de divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, ambos da Lei 9.504/97.
O boletim foi publicado às 14h.
De acordo com a PF, 313 pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos. E foram apreendidos R$ 159.723,00.
Dois dos mais importantes instrumentos de auditoria do processo eletrônico de votação, a zerésima e o Teste de Integridade, foram acompanhados neste domingo (2), por representantes de missões de observadores internacionais que estão no Brasil para as Eleições 2022.
Antes mesmo de a votação começar em Brasília, o grupo acompanhou a emissão da zerésima nas seções eleitorais do Centro de Ensino Fundamental 03, no bairro Asa Sul, em Brasília. Os observadores acompanharam também o Teste de Integridade, realizado pelo Tribunal Regional do Distrito Federal, em 14 urnas, na Câmara Legislativa, sorteadas no sábado (1°).
Segunda-feira (3), no Hotel Windsor Plaza (SHS Quadra 5), haverá duas entrevistas coletivas de missões internacionais de observação. A primeira, às 10:30, será realizada pela missão da Rede de Organismos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A segunda, às 15:00, será da União Interamericana de Organismos Eleitorais, que deverá divulgar seu relatório preliminar na ocasião.
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, responsável pela apuração dos votos de brasileiros no exterior, vai investigar as imagens de boletins de urna que circulam na internet com o suposto resultado da votação em alguns países.
Segundo o TRE, o resultado oficial será divulgado às 17h. O tribunal informou que, caso seja confirmado que as imagens foram divulgadas para prejudicar algum candidato ou partido, quem realizou a postagem pode responder por crime eleitoral.
As eleições de 2022 foram encerradas para brasileiros que residem em 59 países no exterior até as 12h. A divulgação oficial dos resultados só ocorrerá a partir das 17h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o país.
Neste ano, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior. Eles podem votar somente para presidente da República. O número de eleitores no exterior representa um aumento de 39,21% em relação a 2018, quando ocorreram as últimas eleições gerais. A votação ocorre em 181 cidades estrangeiras.
Boletim das 13h19: até o momento, houve substituição de urnas em 0,55% das seções eleitorais do estado do Rio de Janeiro. Isso equivale a 190 das mais de 34 mil urnas utilizadas nas seções fluminenses.
A seção eleitoral na Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, em Pirituba, na zona oeste de São Paulo, estava mais tranquila em relação às filas. Apesar da demora e do grande volume de eleitores, a votação estava normal. Dentro do colégio. No lado de fora, um bate-boca entre um motoboy e um eleitor deixou as pessoas ao redor aflitas. Os arredores também estavam cheios de santinhos.
Na Escola Estadual Ermano Marchetti, em Pirituba, na zona norte de São Paulo, a votação estava mais tranquila.
As pequenas filas, porém, ainda geraram reclamação por parte dos eleitores no horário do almoço. “Peguei fila e demorei um pouquinho também, mas está tranquilo”, disse uma eleitora que preferiu não se identificar.
Outro eleitor disse que o bairro possui grande volume de eleitores idosos e que a quantidade de pessoas depende do horário.
“As pessoas estão identificadas com as cores dos candidatos mas isso não é regra. O medo faz as pessoas mudarem a vestimenta”, disse o eleitor sobre o clima na seção.
A tranquilidade foi o suficiente para a transportadora escolar Silvania levar a mãe e as duas filhas para votarem. As garotas, de 15 e 13 anos, se identificam com o mesmo candidato que as duas gerações acima. Porém, a mãe descarta a polarização. “Estou convicta do meu voto, mas tem que respeitar quem quer que ganhe. Não apenas isso, também torcer pra quem for eleito fazer um bom governo”, disse.
Dois homens foram presos em uma escola na Tijuca, zona norte do Rio, por suspeita de boca de urna. A dupla estava distribuindo santinhos no local de votação, segundo a PM. Os presos foram levados para a delegacia da Praça Mauá. O caso foi encaminhado à Polícia Federal.
O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, reafirmou neste domingo (2) que as urnas eletrônicas são seguras, transparentes e auditáveis. "Neste ano, a Justiça Eleitoral ampliou o teste de integridade, normalmente realizado em 100 urnas, mas que vai ser realizado em 641 urnas. Ontem, essas urnas foram sorteadas e escolhidas por entidades fiscalizadoras. Esse teste é para comprovar que o programa da urna retrata com absoluta fidelidade o que o eleitor digita", disse.
O ministro também fez um balanço das eleições no período da manhã e disse que o eleitor brasileiro no Brasil e no exterior está se "dirigindo às urnas com tranquilidade, mostrando que confia na Justiça Eleitoral". "Independente do resultado, tenho certeza que a grande vencedora hoje será a sociedade brasileira", finalizou.
ACM Neto chegou ao local de votação às 10:57, pelo horário de Brasília. Ele aguardou cerca de 2 horas na fila que se formou na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Na saída, o candidato falou com a imprensa e comentou sobre a expectativa de votos. “Sei que pesquisas apontam que temos possibilidade de vencer no primeiro turno, mas sou muito cauteloso e vou aguardar o resultado das urnas”, disse.
Eleitora com deficiência denuncia falta de acessibilidade na escola estadual Sérgio Estanislau Camargo, em Guaianazes, na zona leste de São Paulo.
A bióloga Jéssica Nogueira, de 31 anos, que é cadeirante, contou que foi colocada em uma seção sem acessibilidade para votar neste domingo (2)
Marcus Pestana (PSDB), candidato ao governo de Minas Gerais, votou na Associação dos Cegos de Juiz de Fora, a 283 km de Belo Horizonte. Pestana tem 62 anos e iniciou sua trajetória política ao ser eleito vereador em 1982, aos 22 anos, o mais jovem da sua cidade natal.
Até o momento, a Polícia Federal já registrou 71 procedimentos de polícia judiciária, sendo 16 de propaganda de boca de urna e 25 de divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, ambos da Lei 9.504/97.
Inquéritos Policiais Instaurados: 05
Inquéritos Policiais Instaurados a partir de flagrante: 05
Termos Circunstanciados de Ocorrência: 26
Flagrantes em andamento: 33
Conduzidos: 111
Apreensões: R$ 68.112,00
Novo boletim do Ministério da Justiça, atualizado às 12h37, mostra que ocorreram 222 casos de crimes eleitorais em todo o país. Foram registradas 75 ocorrências de boca de urna, 15 de compra de voto, 9 violações do voto e 7 transporte irregular de eleitores. Até o momento, 108 pessoas foram presas e R$ 76.211 mil foram apreendidos.
A ação conjunta das forças de Segurança Pública durante o primeiro turno será acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília.
Em todo o Brasil, segundo o Ministério da Justiça, cerca de 500 mil agentes da segurança pública estão mobilizados para garantir a segurança dos brasileiros. Além do grande efetivo, cerca de 70 mil viaturas, 3 aeronaves e 9 embarcações estarão de prontidão.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), votou, no início da tarde deste domingo (2), na Escola Santo Tomás de Aquino, no bairro São Bento, região centro-sul de Belo Horizonte (MG).
Segundo o TRE-RJ, houve substituição de urnas eletrônicas em 0,17% das seções eleitorais do estado. Isso equivale a 60 dos mais de 34 mil equipamentos utilizados no Rio de Janeiro.
Bolsonaro vence em Moçambique. Um total de 309 pessoas foram às urnas em Moçambique. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 150 votos, seguido pelo candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 117 votos. Em terceiro lugar, Simone Tebet (MDB) recebeu 10 votos, um a mais que Ciro Gomes (PDT), com 9. Felipe D'avila ( Novo) teve 4 e a candidata Vera Lúcia (PSTU) apenas 1 voto. Brancos e nulos somam 18 votos. As urnas em Moçambique fecharam às 17h, horário local (12h do horário de Brasília).
Rubén Ramírez, chefe da Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA), avalia que, até o momento, as eleições brasileiras transcorrem dentro da "normalidade absoluta".
"Estamos constatando a participação dos brasileiros e brasileiras e que está dentro da normalidade. É uma festa da democracia, não apenas para o Brasil, mas para a América Latina toda", disse o paraguaio em entrevista coletiva aos jornalistas, após visitar um colégio particular em Brasília.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, até às 11h deste domingo (2), a votação para presidente da República do Brasil já havia sido encerrada em 44 países.
Segundo o TSE, neste ano, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior, um número 39,21% superior em relação a 2018 quando ocorreram as últimas eleições gerais. A votação ocorre em 181 cidades estrangeiras. Os brasileiros no exterior só podem votar para a Presidência da República
Problemas com biometria causam filas em diversos locais de votação.
Em Campinas, na Escola Estadual Coronel Firmino, a lentidão provocou espera de várias horas entre os eleitores. Na capital paulista, eleitores de bairros como Indianópolis, Higienópolis e Santa Cecília reclamaram do tempo de espera, mas em menor grau. O problema também tem sido visto em outros Estados.
Marco Antônio Giro (União Brasil), prefeito de Bocaina (302 km de São Paulo), foi preso neste domingo (2) por fazer boca de urna, informou o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).
Segundo o boletim do tribunal, divulgado por volta das 10h, a previsão é de que ele seja liberado após o registro do BO (boletim de ocorrência).
O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli votou, no fim da manhã deste domingo (2), em uma escola no Lago Norte, em Brasília. Após a votação,
Toffoli elogiou o processo eleitoral e falou da importância do voto. Disse que é um momento em que todos os brasileiros são iguais, pois todos os votos têm o mesmo peso.
Uma mulher tentou fotografar uma urna no Distrito Federal, o que é crime eleitoral. Ela foi levada para a Superintendência da Polícia Federal, de acordo com informações da Polícia Militar. Ela foi flagrada pelo presidente da seção, no Recanto das Emas. A mulher tem 25 anos.
O candidato ao Governo do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB) votou na Casa do Comércio, no Flamengo, zona sul da cidade.
Ele estava acompanhado da mulher, Antonia Pellegrino.
Geraldo Alckmin (PSB) votou por volta das 12h no colégio Santo Américo, no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo. O candidato a vice-presidência também acompanhou a esposa na votação.
Agora, ele deve aguardar a apuração com os familiares e depois segue para o centro da capital paulista ficar ao lado de Lula.
Até o momento, a Polícia Federal já registrou 47 procedimentos de polícia judiciária, sendo 12 de propaganda de boca de urna e 20 de divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, ambos da Lei 9.504/97.
Ao longo de todo o período da propaganda eleitoral, a PF já instaurou 117 inquéritos policiais – sendo 24 flagrantes –, lavrou 23 termos circunstanciados, conduziu 143 pessoas para prestar esclarecimentos em suas unidades e apreendeu R$ 2.951.459,72 em bens materiais (dinheiro, veículos, celulares, cestas básicas e outros).
Não votou ainda? Tem alguma dúvida. Saiba que o eleitor pode levar cola para a seção eleitoral com o número de seus candidatos. Imprima ou escreva a sua.
Candidata a senadora no Distrito Federal, a ex-ministra Damares Alves (Republicanos) vota por volta das 11h30, em Brasília.
Boletim do TSE das 11h40 mostra que 1.420 urnas precisaram ser substituídas no país. O número representa 0,27% do total.
Não há registro ainda da necessidade de votação manual.
A seção eleitoral do Colégio Heitor Garcia, no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo, reúne grande volume de eleitores e fila para a votação.
Um casal morador da região disse ter demorado 15 minutos na seção, apesar de ter pegado uma fila menor que outros eleitores .
A reclamação da demora é corroborada por outra eleitora, que relatou nunca ter visto tamanho volume de pessoas no colégio antes.
Além do tempo de espera, a polarização entre os dois principais candidatos também se fez presente.
O casal estava identificado com a cor de um candidato e percebeu olhares tortos dos apoiadores do opositor. Já Catarine, de 74 anos, afirmou que apesar de estar discreta na vestimenta, possui posição firme. “Votaram errado a vida inteira e nada nunca mudou”.
A eleitora entrevistada pelo R7 trocou o verde e amarelo ou o vermelho por uma camiseta do Corinthians, seu time do coração. “Estou com medo.”
O prefeito da cidade de Hortolândia (SP), José Nazareno Gomes, o Zezé Gomes, foi preso neste domingo (2) no interior paulista por fazer boca de urna, informou o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
Segundo boletim do tribunal, divulgado por volta das 10h, ele será liberado após o registro do boletim de ocorrência.
Pará: o candidato a reeleição Helder Barbalho ( MDB ) chegou na escola estadual Galdêncio Ramos no bairro do Paar em Ananindeua, acompanhado dos filhos e da primeira dama.
Ele fez questão de conversar com alguns eleitores, e concedeu entrevista à imprensa.
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, fez um apelo aos eleitores por uma votação sem confrontos. Em sua rede social, ele lembrou a recuperação do direito ao voto no país com a redemocratização. "Custou vidas, prisões e sofrimento para várias gerações. Não acuse, não ofenda. Vote. Não desperdice Esse poder", escreveu.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou que os ataques às urnas eletrônicas são “questão superada” e que acredita que o pleito deve transcorrer com normalidade este ano, ao votar na manhã deste domingo (2), em um colégio no bairro do Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, por volta das 10h.
O prefeito de Bocaina, Marco Antônio Giro (DEM), foi preso por boca de urna na manhã deste domingo (2), informou o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Giro seria liberado após o registro do boletim de ocorrência. A Justiça eleitoral paulista também informou que 45 urnas precisaram ser substituídas em todo o estado até o momento, o que corresponde a 0,03% das 115.510 urnas utilizadas na capital e no interior.
Os eleitores que estão no Colégio Heitor Garcia, na Lapa, zona oeste de São Paulo, dizem que nunca viram tanta gente no local, em comparação com eleições anteriores.
Uma das eleitoras admitiu ao R7 que teve receio de ir votar com a cor de seu candidato. "Vim discreta hoje. Estou com medo."
O candidato à reeleição pelo governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vota na Escola Lycée Français François Mitterrand de Brasília (DF), neste domingo (2).
Novo boletim do Ministério da Justiça, atualizado às 10h45, mostra que ocorreram 106 casos de compra de votos/corrupção eleitoral em todo o país.
Também foram registradas 19 ocorrências de boca de urna, três violações de sigilo do voto e sete ocorrências de transporte ilegal de eleitores.
A ação conjunta das forças de Segurança Pública durante o primeiro turno será acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília.
Em todo o Brasil, segundo o Ministério da Justiça, cerca de 500 mil agentes da segurança pública estão mobilizados para garantir a segurança dos brasileiros. Além do grande efetivo, cerca de 70 mil viaturas, 3 aeronaves e 9 embarcações estarão de prontidão.
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal recebeu 93 denúncias de propaganda irregular até as 10h30.
A Comissão de Fiscalização intensificou a retirada de material e encaminhamento de denúncias ao Ministério Público Eleitoral no fim de semana.
No sábado (1º), 119 denúncias foram recebidas.
O candidato ao governo do Distrito Federal Leandro Grass (PV) chegou para votar por volta das 9h no Colégio Marista, em Águas Claras.
Grass foi recebido por apoiadores e estava acompanhado de sua vice, Olgamir Amancia (PCdoB), e da candidata ao Senado Rosilene Corrêa (PT).
O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) substituiu 16 urnas com problemas técnicos até por volta das 11h deste domingo.
Segundo o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Bellinati, não foram registrados problemas graves. "Desde muito cedo, fui a vários locais de votação e vejo que está tudo tranquilo", disse o desembargador.
Mais de 34 mil mesários estão trabalhando nas 6.748 seções da capital federal.
A Polícia Militar de Minas Gerais informou que, até a manhã deste domingo (2), foram totalizadas 20 ocorrências, três com prisão e sete pessoas detidas.
Os registros são de propaganda irregular, boca de urna e derrame de panfletos e as prisões aconteceram em Belo Horizonte, Ipatinga, Sete Lagoas e Matozinhos.
O coronel Rodrigo Rodrigues, comandante da PM, também informou, em coletiva, que a situação nas cidades mineiras é de tranquilidade “para que a população vá e faça sua escolha”.
O candidato ao Governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, acaba de votar em São José dos Campos (SP).
Em Portugal, um brasileiro votou no lugar de outra pessoa. A informação foi dada pela PF (Polícia Federal).
O episódio ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local de votação dos eleitores brasileiros residentes no país.
Segundo a PF, um indivíduo afirmou ter entendido de forma equivocada os comandos e efetuou seu voto, quando, na verdade, a urna havia sido liberada para outro eleitor.
"A atitude configura, em tese, infração ao Art. 309 do Código Eleitoral, que tipifica a conduta de “votar ou tentar votar mais de uma vez no lugar de outrem”, cuja pena pode chegar a três anos de reclusão", diz o órgão.
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, fez um balanço positivo de sua campanha e de sua gestão, após votar nesta manhã de domingo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. À frente na corrida pelo Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, o governador enfatizou que o Rio e o Brasil precisam aceitar os resultados das urnas, seja hoje ou em segundo turno. "O que a gente precisa é, ou amanhã ou quando acabar a eleição, unir o Rio, aceitar o resultado. O Brasil aceitar o resultado, qualquer que seja ele, e continuar caminhando por um Rio de Janeiro melhor."
Sergio Moro (União Brasil) e Alvaro Dias (Podemos), ambos candidatos ao Senado do Paraná, votaram na manhã deste domingo (2).
O ex-juiz vota no Clube Duque de Caxias, em Curitiba. Já o professor vota no Colégio Mãe de Deus, em Lodrina.
O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) vota neste momento no Ceará.
Ele foi à seção acompanhado do filho e da esposa.
Vice-presidente da República e candidato ao Senado, Hamilton Mourão (Republicanos) chegou ao Leopoldina Juvenil, seu local de voto, em Porto Alegre, por volta das 9h30. O candidato aguardou na fila e tirou fotos com apoiadores por pouco menos de meia hora antes de registrar seu voto na urna.
A candidata à Presidência pelo MDB, Simone Tebet, votou em Campo Grande. Ela compareceu à Escola Estadual Lucia Martins Coelho.
Alexandre Kalil (PSD), candidato ao Governo de Minas Gerais, acaba de votar na Escola Estadual Governador Milton Campos, na região centro-sul de Belo Horizonte.
Ele e Romeu Zema (Novo) são os primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto em Minas.
Desde o início da propaganda eleitoral, a Polícia Federal já registrou 26 procedimentos de polícia judiciária, sendo 6 de propaganda de boca de urna e 15 de divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.
No total, a PF instaurou 116 inquéritos - sendo 23 em flagrante - e conduziu 124 pessoas para prestar esclarecimentos em suas unidades.
Também foram apreendidos R$ 2.949.377,71 em bens materiais (dinheiro, veículos, celulares, cestas básicas e outros).
Marília Arraes (Solidariedade), candidata a governadora de Pernambuco, chega para votar ao Colégio GGE, na zona norte de Recife (PE), neste domingo (2).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o primeiro boletim de ocorrências das eleições deste ano. Segundo o documento, 401 urnas foram substituídas até 9h30. O relatório compreende todos os incidentes eleitorais que ocorreram no país.
A PF (Polícia Federal) também divulgou um boletim às 10h sobre sua atuação no primeiro turno das eleições.
O órgão abriu quatro inquéritos por possíveis crimes eleitorais. Cinquenta e três pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos e R$ 55.030,00 foram apreendidos.
O candidato ao Governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) acaba de votar na capital paulista.
Ratinho Junior (PSD), candidato à reeleição pelo governo do Paraná, vota no primeiro turno das eleições 2022, na Escola Ensino Fundamental Vinhedos, no bairro de Santa Felicidade, Curitiba (PR).
Boletim do TSE mostra que 401 urnas precisaram ser substituídas no país até as 10h.
Os primeiros resultados de urnas eletrônicas, vindas da Nova Zelândia, chegaram ao Brasil, segundo a Justiça Eleitoral.
A votação já se encerrou no país. Os boletins de urna chegaram às 2h18 deste domingo (2) ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.
O TSE explica como funcionam os testes de autenticidade nas urnas.
Auditoria atesta que programas inseridos nos equipamentos são os mesmos desenvolvidos pela Justiça.
Os dois líderes nas pesquisas de intenção de voto, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preferiram votar logo após a abertura das seções neste domingo (2).
Bolsonaro votou no Rio de Janeiro e Lula, em São Bernardo do Campo (SP).
A eleição em todo o país começou há uma hora e trinta minutos. Não vai conseguir votar? Clique aqui e saiba como justificar seu voto.
Em Jundiaí (SP), eleitores demoram em média 1 minuto para votar na Escola Estadual Getúlio Nogueira de Sá, no bairro Caxambu.
Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição ao Governo de Minas Gerais, votou na manhã deste domingo (2) em Araxá, cidade em que nasceu, que fica localizada a 364 km de Belo Horizonte.
O atual governador estava acompanhado de Marcelo Aro (PP), que disputa a cadeira do Senado por Minas.
O primeiro boletim eleitoral do Ministério da Justiça informa que já foram registrados 275 crimes eleitorais no país até 9h.
Estão na relação da pasta sete crimes por transporte irregular de eleitores, oito casos de boca de urna e 97 tentativas de compra de voto.
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, acaba de votar em São Paulo. Ele viaja daqui a pouco a Brasília para acompanhar o restante da eleição no pais.
Moraes chegou escoltado por seguranças e votou rapidamente. No final, falou com os jornalistas, mas não respondeu a perguntas. Ele disse que nessa primeira hora de votação tudo corre bem no Brasil. Pediu para que os eleitores votem e retornem para casa.
As ruas já estão sujas com propaganda eleitoral, como neste local de votação no Rio de Janeiro. Pedir voto ao eleitor no dia da eleição é considerado crime e pode provocar prisão de seis meses a um ano e multa no valor entre R$ 5.000 e R$ 15 mil, além de suspensão do título de eleitor. O alerta é do Tribunal Superior Eleitoral.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, acaba de votar no Rio de Janeiro.
O governador de São Paulo e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) acaba de votar em um colégio do Zona Leste da capital paulista.
Jaques Lima, de 72 anos, levou seu papagaio Juquinha, de 43 anos, para votar. Ele foi um dos primeiros a votar aqui nas Faculdades Oswaldo Cruz, maior local de votação da capital paulista.
Um cachorro foi com o dono até o local de votação, na Universidade Brasil, zona leste de São Paulo, e o aguardou do lado de fora. Mas o tutor ou o esqueceu ou o abandonou. Uma vizinha decidiu levá-lo até a casa do dono.
O ex-presidente e atual candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acaba de votar em São Paulo.
Ele vota em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
A ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) chegou para votar, por volta das 8h06, em uma escola na região da Pampulha, em Belo Horizonte.
Atualmente, Dilma e a família moram em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, mas o domicílio eleitoral continua sendo na Pampulha, região onde a mãe da ex-presidente residia.
A votação em Brasília e em cidades do Entorno do Distrito Federal começou com filas nas seções eleitorais.
Na escola Salesiana, em Brasília, as filas começaram assim que a votação começou, às 8h.
O mesmo aconteceu na região da Vargem Bonita. Em Luziânia, no Entorno do DF, os eleitores receberam panfletos de candidatos, o que é proibido pela legislação no dia da eleição.
Filas já são registradas em alguns locais de votação, como na cidade de São Caetano do Sul (SP), neste domingo (2).
TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou vídeo celebrando a democracia para mais de 156 milhões de brasileiros no Brasil e no exterior, que vão à urnas neste domingo (2).
A Polícia Civil do Amapá prendeu, na noite deste sábado (1º), na capital amapaense, um homem que transportava em um carro mais de R$ 5 mil em espécie, além de diversos santinhos de candidatos aos cargos de deputado federal e deputado estadual.
O indivíduo foi identificado como assessor de um dos candidatos a deputado. Ele foi conduzido à sede da PF, onde foi realizado o procedimento de flagrante por compra de votos.
A pena para o crime de compra de voto pode chegar a 4 anos de reclusão, além do pagamento de multa. Caso se comprove o envolvimento dos candidatos, poderá haver a perda do mandato.
O segundo maior colégio eleitoral do Brasil, Minas Gerais tem 16.290.870 pessoas aptas a ir às urnas neste domingo (2).
O volume de eleitores é 3,7% maior do que o registrado na última disputa federal, em 2018.
Dados da Justiça Eleitoral apontam que as mulheres representam 52% do eleitorado mineiro. A faixa etária com maior número de pessoas aptas a votar é a de 45 a 59 anos, com 24,81% do eleitorado.
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, desejou boa votação aos brasileiros em rede social. "Eleitoras e eleitores. A Justiça eleitoral segue trabalhando para que todos tenham um Domingo tranquilo e seguro. Boa votação!!!", postou o ministro.
Fila das Faculdades Oswaldo Cruz, na Zona de São Paulo, o maior local de votação da capital paulista. Por aqui são esperados mais de 20 mil eleitores ao longo do dia.
Começa a votação em todo o país. Pela primeira vez, todos os estados abrem as seções no mesmo horário.
A votação vai até 17h e mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar.
Começa a votação em todo o país. Pela primeira vez, todos os estados abrem as seções no mesmo horário.
A votação vai até 17h e mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar.
Brasileiros residentes em Moçambique votam na capital Maputo.
Em Moçambique estão inscritos 673 eleitores brasileiros. Muitos já foram à urnas eletrônica na manhã deste domingo (2), no posto de votação localizado no Centro Cultural Brasil-Moçambique, na baixa da cidade de Maputo, capital de Moçambique.
Ansiedade:
A fila pra votar ja toma o quarteirão da Univerdade Brasil, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Isso porque o colégio eleitoral ainda não abriu. A zona leste concentra o maior numero de eleitores da cidade de São Paulo.
Já tem gente presa:
Sete Lagoas, que fica a 70 quilômetros de Belo Horizonte, foi a primeira cidade a registrar prisões por crime eleitoral em Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, dois homens foram flagrados arremessando panfletos dentro de uma zona eleitoral.
Agentes responsáveis pela escolta de Alexandre de Moraes passaram agora no Colégio Madre Alix, zona oeste de São Paulo, onde vota o presidente do TSE.
Houve varredura da equipe de segurança do ministro do STF por dois dias seguidos. Alexandre de Moraes ainda não chegou e ninguém da imprensa foi autorizado a entrar.
Quem for às urnas neste domingo (2) deve deixar o celular com os mesários antes de votar. O aparelho precisa ser entregue junto com o documento de identificação, mesmo que esteja desligado. A decisão foi tomada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de forma unânime, em 25 de agosto.
Está em dúvida sobre a ordem da votação no primeiro turno? O TSE fez um simulador para ajudar o eleitor, mas um aviso: o tribunal criou nomes diferentes para os partidos e candidatos.
Clique aqui e treine antes do voto.
Viu algo errado na eleição? Denuncie.
A Justiça Eleitoral criou um aplicativo para receber as denúncias dos eleitores. O aplicativo Pardal foi criado para o eleitor noticiar infrações relativas à propaganda, compra de votos, uso da máquina pública, além de doações irregulares e gastos eleitorais.
Nestas eleições, 156,5 milhões de eleitores podem comparecer às urnas.
As seções eleitorais de todo o país serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h no horário de Brasília, desde que não haja eleitores na fila.
Para que todo mundo encerre a votação no mesmo horário, as seções eleitorais de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima abrirão às 7h do horário local. No Amazonas, algumas seções também começarão às 7h, mas os municípios do estado que seguem o fuso horário do Acre abrirão às 6h. Fernando de Noronha (PE) dará início à votação às 9h do horário local.
O TCU vai checar os votos em 4.161 urnas eletrônicas no país neste primeiro turno.
A auditoria será feita em colaboração com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de acordo com a divulgação do presidente do TCU, Bruno Dantas, nesta segunda-feira (26). Saiba mais
As urnas abrem daqui a uma hora em todo o país. Saiba o que pode e o que não pode nestas eleições.
O eleitor pode usar camiseta que lembre um candidato, pode levar cola com os números, mas muita coisa, como os celulares, por exemplo, não é permitida no dia da votação. Entenda todas as regras eleitorais.