Se o fã de basquete pudesse montar um torneio perfeito, talvez a receita juntasse os melhores times para confrontos de mata-mata, em jogo único valendo um prêmio importante. A Copa Super 8 do Novo Basquete Brasil reúne tudo isso. De hoje até o próximo sábado, os oito colocados do primeiro turno da liga entram em ação para o campeonato de tiro curto, que dá ao campeão uma vaga na Champions League das Américas. Estreante na competição, o Brasília vai à quadra neste sábado (25/1), às 19h30, contra o União Corinthians, no Nilson Nelson, para adicionar o troféu inédito à galeria. SporTV e YouTube transmitem.
Inaugurado na edição de 2018/2019, a premissa do evento é de proporcionar uma atividade entre os dois turnos do NBB, com os oito primeiros colocados ao término da metade inicial da temporada. Dessa forma, o chaveamento é definido do líder contra o oitavo, o segundo contra o sétimo e assim em diante. O confronto é sempre na casa da equipe de melhor campanha, incluindo a decisão.
Esta é a sétima disputa da Copa Super 8, mas apenas três times foram campeões. O maior é o Flamengo, vencedor em 2018, 2021 e 2024, seguido pelo Franca, com dois (2020 e 2023), e o Minas (2022). O trio, inclusive, é o único a participar de todas as edições.
Do outro lado, o Brasília, classificado em quarto, disputa a competição pela primeira vez, justamente contra outro estreante, o União Corinthians, quinto ao fim do turno. O confronto garante um semifinalista inédito, mas os dois lados sonham em dar um passo a mais rumo ao título. Para os gaúchos, clube mais jovem da elite nacional, é a coroação da melhor temporada da equipe no NBB. Para os candangos, é o sinal de que a caminhada para retornar ao posto de protagonista no basquete brasileiro está no rumo certo.
"Conseguir essa classificação é algo importante para o processo, para o time e, principalmente, para a cidade, que nunca viu a equipe no Super 8. Mas seguimos confiando no nosso trabalho, se mantivermos assim, vamos conseguir ótimos resultados para Brasília", disse Dedé Barbosa ao NBB.
No momento, a equipe da capital é a terceira colocada no campeonato, somando 14 vitórias em 22 jogos. O desempenho é o melhor dos candangos desde 2017 e deu motivos para o torcedor voltar a sonhar com o quadradinho como postulante ao quinto caneco brasileiro. No entanto, antes de mirar os playoffs, é vez de mudar o foco para a glória que o DF ainda não teve.
"É jogo a jogo, assim como no NBB. Agora, vamos virar a chave para focar totalmente no Super 8 e tentar chegar o mais longe possível, mas, assim que acabar, a atenção volta para a liga. A gente sabe que é um torneio de tiro curto, perdeu está fora, mas tudo pode acontecer. É uma coisa nova, primeira vez do Brasília no Super 8, precisamos lotar o ginásio. Tomara que o torcedor venha e a gente faça um grande jogo", disse Gemadinha, ao Correio.
Além da partida no DF, o fim de semana ainda conta com outros três compromissos. A abertura é por conta do líder Minas contra o São Paulo, reedição da final de 2021 do evento. Amanhã, é vez de Flamengo e Vasco, primeira vez do Clássico dos Milhões na competição, e o duelo entre Franca e Pinheiros, dos destaques Georginho e Reynan, respectivamente.
Sábado (25/1)