A Polícia Federal desencadeou na manhã desta sexta-feira (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro.

Os agentes estão nas ruas com 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.

'Marcelo Mito', de Juiz de Fora, é um dos alvos da PF

Em Minas, agentes têm três mandados de prisão a cumprir. Um dos alvos, Marcelo Eberle Motta, mora em Juiz de Fora, e o outro, Eduardo Antunes Barcelos, em Cataguases. Ambos foram presos no início da manhã desta sexta. Motta é conhecido como "Marcelo Mito", em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que ele apoia.

Outra presa na operação é Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, conhecida como "Dona Fátima de Tubarão". No dia 8 de janeiro, um vídeo que ela aparece invadindo o Palácio do Planalto viralizou nas redes sociais. Os outros dois presos não tiveram nomes divulgados até as 9h30.

No Distrito Federal, foi preso o policial federal aposentado José Fernando Honorato de Azevedo. Nas eleições de 2018, ele concorreu a uma vaga na Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo PRP.