O ex-presidente Jair Bolsonaro deu entrada em um pedido para um visto de turismo que o permita permanecer nos Estados Unidos por mais seis meses, disse um de seus advogados ao jornal britânico Financial Times. A solicitação coincide com o aumento das dúvidas sobre por quanto tempo o ex-mandatário pretende permanecer na Flórida, criando uma saia justa para a Casa Branca após os atos golpistas de bolsonaristas radicais contra os Três Poderes em 8 de janeiro.
Um dos representantes de Bolsonaro, o advogado Felipe Alexandre, disse que o pedido foi recebido pelas autoridades americanas na sexta-feira. O visto atual do ex-presidente, destinado a autoridades e representantes de Estado, expiraria nesta segunda, um mês após ir para a Flórida na antevéspera do fim de seu mandato.
Ao FT, Alexandre disse ter aconselhado Bolsonaro a não deixar o território americano enquanto a nova autorização é processada, algo que pode levar até meses. Ele afirmou ainda, segundo o jornal, que o ex-presidente “pode eventualmente decidir pedir um visto mais permanente do que a extensão de seis meses que está buscando”.
— Eu acho que a Flórida será sua casa temporária fora de casa — disse o advogado, fundador da firma AG Immigration, ao jornal britânico. — Agora, com essa situação, acho que ele precisa de um pouco de estabilidade.