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IMarketing Digital: o que é, estratégias e como começar?

Publicada em 08/05/23 às 16:32h - 11 visualizações

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IMarketing Digital: o que é, estratégias e como começar?
 (Foto: Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827)

Marketing Digital é um dos temas mais buscados nos últimos anos. Mas você sabe o que é, como funciona e quais são as estratégias? Então bora aprender tudo sobre marketing digital!

O que é Marketing Digital?

Para falar do que é marketing digital, antes precisamos reforçar o que não é:

  • Marketing digital não é golpe;
  • Marketing digital não é esquema de pirâmide.

Pois o motivo é simples: marketing faz parte do dia a dia de qualquer empreendedor. Não importa se você irá usar o marketing tradicional ou o marketing digital. Acima de tudo, criar estratégias de marketing é importante para qualquer organização, não é mesmo?

O que é então esse marketing digital?

Enquanto o marketing tradicional ocorre fora do ambiente online, no marketing digital as estratégias são desenvolvidas para o ambiente online, dentro da internet.

Afinal não resta dúvidas que estar na internet é importante para qualquer empresa ou profissional autônomo. Então porque não criar estratégias de marketing dentro desse ambiente? Esse é o foco do marketing digital.

Além disso, podemos dizer que o marketing digital é fundamentado em três pilares: atrair, engajar e converter. Isso envolve todo o processo de comunicação, publicidade, propaganda, atendimento, pré-venda, venda e pós-venda! Tudo usando a tecnologia e a Internet.

Qual é o objetivo do marketing?

O marketing, seja ele tradicional ou não, tem o objetivo de atrair novos clientes ou potenciais clientes a conhecerem sua marca e comprarem seus produtos. Dessa forma, não importa se você é um profissional autônomo ou uma pequena, média ou grande empresa. Certamente você precisa desenvolver estratégias para atrair clientes. Ou seja, a melhor forma de alcançar ainda mais pessoas é por meio da internet!

E essas estratégias podem ser tanto de outbound marketing quanto de inbound marketing:

  • Outbound marketing: estratégias de promoção de vendas de forma ativa. Tais como telemarketing, mala direta e campanhas de tráfego pago (anúncios, banners e outdoors);
  • Inbound marketing: estratégia de atrair clientes de forma mais passiva. Feita principalmente por meio de conteúdos relevantes e úteis para os clientes, criando um relacionamento com eles.

A grande diferença entre ambos é: enquanto no oubound a empresa corre atrás do cliente, no inbound o cliente é quem busca e encontra a empresa. Por isso muitas organizações tendem a concentrar mais esforços no inbound marketing.

Mas não importa se você irá trabalhar exclusivamente com outbound, inbound ou se trabalhará com ambos. O marketing digital poderá ser usado de diversas formas para:

  • Impulsionar o negócio fortalecendo a marca (branding);
  • Atrair mais clientes por meio de compartilhamento de conteúdo (inbound marketing). O que pode ser feito por meio de sites, blogs, uso de redes sociais, vlogs, entre outros;
  • Prospectar ativamente mais clientes (outbound marketing) e converter mais vendas. O que pode ser feito por meio de publicidade paga, flyers, outdoors, e-mail, banners, entre outros.

Estratégias de Marketing Digital

Existem muitas formas de aplicar o marketing digital. Não importa se você trabalha com serviços, produtos físicos ou infoprodutos. Você pode aplicar essas estratégias para alavancar as suas vendas de forma rápida e fácil.

1. Site Institucional

Se você quer que a sua empresa tenha um maior alcance, então precisa criar um site institucional. Além de aumentar o alcance, ainda aumenta a credibilidade e a confiabilidade da marca. Com toda a certeza, um site institucional mostra mais profissionalismo. Além disso, direciona as pessoas para conhecerem melhor o seu serviço ou produto e é uma das formas das pessoas entrarem em contato.

Por meio do site institucional é possível:

  • mostrar a sua identidade de marca;
  • reforçar seus princípios e valores;
  • criar um relacionamento com seu cliente.

2. Blog

Uma boa forma de trabalhar o marketing de conteúdo é por meio de criação de artigos relevantes para seus clientes e potenciais clientes. Por meio dos artigos você pode criar um forte relacionamento com eles e fazer a sua marca ser lembrada. E ser lembrado é o que te leva a vendas futuras!

Blogs são fáceis de ser administrados e ótimos para fazer a sua marca aparecer nos mecanismos de buscas. Isso aumenta as chances de potenciais clientes conhecerem a sua marca e comprar seu produto ou serviço.

Não é preciso ter grandes habilidades em desenvolvimento web para começar o seu blog hoje mesmo. Mas certamente é importante entender de SEO (Search Engine Optmization). Essa é a forma de fazer o seu artigo aparecer sempre no topo das buscas.

Além disso, tenha em mente que não basta apenas fazer SEO perfeito se o conteúdo não agrega valor para o cliente. Então se liga nas dicas:

  • Publique conteúdos novos e atualizados;
  • Sempre traga informações que solucionem problemas do seu cliente;
  • Invista em escrita persuasiva e storytelling, que são técnicas de copywriting.

[Descubra tudo sobre o poder do Blog aqui]

3. Redes Sociais

Uma das formas de criar um bom relacionamento com o seu cliente é por meio das redes sociais. Assim como o Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.

Mas não basta criar uma conta e postar conteúdo de forma aleatória. Antes de tudo é preciso ter uma estratégia!

Primeiramente, para atuar nas redes sociais você precisa:

  1. Identificar quais redes são importantes para seu negócio;
  2. Estudar qual o conteúdo mais eficaz para cada rede;
  3. Analisar constantemente as métricas e o resultado das redes;
  4. Publicar conteúdo de valor;
  5. Analisar a frequência ideal de postagem para cada rede.

[Saiba mais sobre A importância das Redes Sociais no Marketing Digital]

4. E-mail marketing

O uso de e-mail é uma boa forma de manter uma comunicação ativa com os clientes. Mas atenção! Certifique-se de só enviar e-mails para pessoas que se cadastraram em sua base de dados. Acima de tudo, evite mandar spams! Dessa forma, tome muito cuidado ao começar a sua estratégia de e-mail marketing. Então fique atento a frequência e relevância do conteúdo.

Por exemplo, você pode usar o e-mail para:

  • divulgar uma oferta;
  • encaminhar um newsletter;
  • aumentar o engajamento por meio de cartões comemorativos (aniversário, por exemplo);
  • fazer avisos;
  • comunicar novidades entre tantas outras possibilidades.

5. Tráfego Pago

Promover seu conteúdo, seu produto ou serviço por meio de anúncios é uma boa estratégia para alcançar mais pessoas. Dessa forma, os anúncios podem ser usados de forma estratégica para:

  • Aumentar a base de leads (clientes em potenciais interessados em seu produto ou serviço);
  • Levar clientes ao seu blog, site ou rede social;
  • Ganhar mais seguidores;
  • Aumentar vendas.

[Descubra tudo sobre Tráfego Pago para Instagram aqui]

6. Mercado de Afiliados

Trabalhar com mercado de afiliados divulgando seu produto (físico ou infoproduto) ou até mesmo serviço é uma boa alternativa para aumentar vendas.

Nessa estratégia, você como marca pode criar um programa de afiliados. Mas estes farão a divulgação e vendas em troca de uma comissão.

Hotmart, Amazon, Magalu, eBay, são exemplos deste mercado.

Como começar no Marketing Digital?

Antes de tudo é necessário descobrir qual o nicho de mercado que você quer atuar. Isso serve para qualquer empreendimento!

E não importa se você optar por começar divulgando o seu serviço ou o seu negócio físico ou o seu infoproduto (curso, webnário, workshop, e-book, por exemplo). 

Além disso, também pode começar a atuar em uma das profissões necessárias no marketing digital, por exemplo:

  • Roteirista;
  • Redator;
  • Estrategista de Conteúdo;
  • Editor de vídeo;
  • Designer;
  • Copywriting;
  • Gestor de Tráfego;
  • Social Media;
  • Gestor de comunidades;
  • Co-produtor;
  • Afiliado.

E sabe onde você pode desenvolver todas essas habilidades? Aqui na CyberClass! São inúmeros treinamentos para começar hoje mesmo.

Viu como é fácil começar no marketing digital?

Agora só depende de você escolher o seu caminho no marketing digital e começar!




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