Dois anos depois do fechamento da Ford, Camaçari (BA) receberá um novo complexo industrial — a chinesa BYD confirmou nesta terça-feira (4) que se instalará três fábricas na região, investindo aproximadamente R$ 3 bilhões nos próximos cinco anos. A expectativa é de criação de 5 mil postos de trabalho, diretos e indiretos.
A BYD é a maior fabricante mundial de veículos elétricos. As futuras unidades de Camaçari deverão produzir veículos de passeio, além de caminhões e chassis de ônibus. A produção deve se iniciar no segundo semestre de 2024.
Depois de meses de especulação, a notícia foi confirmada hoje pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), durante evento no Farol da Barra, em Salvador. Ao lado dele, a CEO para as Américas e vice-presidente executiva global da companhia, Stella Li. No ano passado, as partes assinaram um protocolo de intenções. Em abril, Jerônimo Rodrigues também visitou as unidades da BYD na China.
Segundo o Executivo baiano, a chegada da multinacional “está alinhada” com a política do governo federal “para estimular o desenvolvimento de uma indústria voltada à produção de carros elétricos e à transição energética na matriz de transportes”. “A BYD é uma empresa não só de veículos, é uma empresa de tecnologia, de inovação. E a Bahia está fazendo parte de um novo marco na produção de veículos, de máquinas, de ônibus”, disse o governador.
Segundo ele, o Executivo garante incentivos para a vinda da empresa. “Os incentivos são de duas frentes, uma para a indústria, para garantir os estímulos para a produção. Na Bahia, temos uma lei que garante a redução do ICMS. E a BYD nos pediu a redução do IPVA. Nós estamos aqui garantindo: os carros elétricos produzidos na Bahia, que rodarem aqui na Bahia, com valores até R$ 300 mil, serão isentos de IPVA no estado”.
Com informações do governo da Bahia