Olá leitoras e leitores, comandante na área!
“A maior força de energia é gerada em nosso cérebro”.
Muitos acham que tudo começa com as nossas decisões ou ações, mas esquecem de que o nascimento dessas decisões e ações é gerado pelo nosso cérebro.
Como assim André?
Tudo que vamos fazer, primeiro acontece dentro do nosso cérebro, ele que produz os nossos pensamentos. Toda a nossa construção é feita primeiramente em pensamentos e depois colocada em prática.
O Mundo que vivemos hoje, primeiro foi idealizado e depois construído.
As grandes construções passam pela idealização, depois para o papel e depois entram em execução.
Por isso temos que cuidar muito bem do nosso cérebro, sempre mantendo saudável para que possamos realmente gerar pensamentos que vão mudar a nossa vida de uma forma linear sempre evoluindo a cada dia.
A nossa vida é feita de pensamentos, sentimentos, emoções, decisões e ações.
Os quatro primeiros pontos são construídos no nosso cérebro. A nossa mente que cria, produz, executa e faz com que seja colocado em prática.
Por isso, a todo o momento venho falando sobre cuidar da saúde. O fato de cuidar da saúde você cria energia para mente e corpo trabalharem em sintonia em direção à conquista dos seus objetivos.
Além dos objetivos, cuidar da saúde traz benefícios como longevidade, ajuda a manter o bom humor, traz disposição e cria-se disciplina para avançar em direção aquilo que realmente deseja.
Quando adoecemos o cérebro é o primeiro a ser afetado. O psicológico fica mais frágil não tendo forças para lutar contra a doença.
O nosso cérebro é o centro de toda energia positiva ou negativa que é gerada na nossa vida.
Por esse motivo quero trazer 10 hábitos que destroem o nosso cérebro e nem percebemos. Quando damos conta, às vezes é muito tarde e não temos como reverter à situação.
Hábito é tudo que se aprende. Ele pode ser hábito positivo ou negativo. O mais importante é saber que os hábitos podem ser mudados.
Vamos aos 10 hábitos que destroem o nosso cérebro.
Hábito 1 – Açúcar
Precisamos prestar atenção no quanto de açúcar está sendo consumido diariamente. O açúcar está praticamente em tudo que é processado. No que bebemos e em que comemos.
Uma coisa que não podemos esquecer é sobre a quantidade certa de açúcar que é essencial para a nossa vida, o grande problema é que consumimos de uma forma exacerbada sem controle, achando que é normal.
Muito açúcar no sangue prejudica o cérebro que pode não absorver nutrientes da maneira que deveria e sem contar que muito açúcar também afeta diretamente o seu humor e reduz a sua memória.
Hábito 2 – Audição
Cada vez mais as pessoas estão perdendo a audição e nem estão se dando conta disso. Isso já afeta 1/4 das pessoas e sem contar que a poluição sonora também aumenta de uma forma totalmente descontrolada.
Cuidando da audição vamos manter a nossa capacidade cognitiva.
Hábito 3 – Sobrecarga de informação
O mundo gera informações novas a cada 10 segundos e não temos a capacidade de absorver toda ela na mesma velocidade que é gerada.
A sobrecarga de informação não ajuda de forma alguma na capacidade de memorizar as coisas.
Querendo absorver tudo, acaba criando uma carga desnecessária de informação ao nosso cérebro e assim gerando o nosso stress, fazendo com que sua mente e corpo se tornem cansados sem produtividade alguma.
Hábito 4 – Necessidade social
Com qual frequência você interage com as pessoas sem ser por uma tela?
Hoje a tecnologia já mostrou que vai fazer parte da nossa evolução e consumo. Mas diante a isso não podemos trocar o contato humano e o contato com a natureza.
Temos que recarregar a nossa energia muitas vezes e isso não acontece atrás de um telefone ou tela de computador. Saber dosar equilibrando o uso, o cérebro sempre se manterá saudável.
Conversar com pessoas aumenta seu bem estar mental e corporal.
Hábito 5 – Gastando tempo
O nosso cérebro gosta de estímulo. Quanto mais você pensa em fazer, mas você será estimulado a fazer.
A grande questão é: como você está estimulando seu tempo? Faça uma reflexão de quanto tempo você vem investindo em você ou não.
O fato de não avançar em direção daquilo que realmente deseja pode trazer a sensação de fracasso culpando as pessoas por não conseguir, mas na realidade precisa ver o quanto vem gastando tempo com coisas que não agregam valor.
Hábito 6 – Não pule refeições
A grande maioria da população faz isso. Independentemente da circunstância acabamos cometendo esse mau hábito.
Muitos acham que estão fazendo um favor para o corpo e até mesmo para sua saúde, mas o nosso cérebro precisa das refeições para funcionar.
O que realmente precisamos fazer é aprender a comer. Deixar de comer não é saudável.
Fazer regime não é deixar de comer, mas sim aprender o que comer. Sem água e sem comida durante o dia isso é prejudicial a sua produtividade.
Hábito 7 – Diga não a multitarefa
Todo mundo já cometeu esse erro alguma vez na vida. Seja para agradar, para segurar o emprego ou apenas para se mostrar prestativo.
A multitarefa está danificando o cérebro. A sobrecarga reduz o seu QI em até 10 pontos. Sem contar que começa muitas coisas e não termina. E quando termina não consegui entregar nada com excelência.
Hábito 8 – Procrastinação
Isso acontece sutilmente. Às vezes você está trabalhando e recebe uma mensagem no celular onde acaba deixando de entregar o trabalho para ficar conversando.
Toda vez que você procrastina você está destruindo o alto controle. Defina suas prioridades
Hábito 9 – Altas expectativas
A expectativa é criada por vários motivos, mas a causadora da destruição da mente e do corpo, é a perfeição.
Ou estamos em busca da pessoa perfeita ou estamos em busca de ser perfeitos, mas nenhum e nem outro existe.
Isso acaba criando uma sobrecarga no cérebro mexendo com o humor e baixando a energia constantemente sem ter vontade de fazer nada.
Hábito 10 – Importância do sono
Dormir é a fonte de repor as energias desligando o cérebro. O cérebro precisa de uma boa noite de sono que é essencial para saúde mental e emocional.
Se estiver praticando alguns desses hábitos então chegou a hora de mudá-los para que possa manter seu cérebro sempre saudável e assim aumentar a sua longevidade da vida.
Faça por você.
Viva por você.