Lisboa — A brasiliense Flavi Andrade, 45 anos, se transformou em uma colecionadora de troféus. Há quase 11 anos em Portugal, ela vem conquistando uma série de prêmios, que, além de trazerem o prazer pessoal pelo reconhecimento do trabalho dela, têm sido um grande motivador para a equipe do badalado Rossio Gastrobar. A mais nova premiação lhe garantiu o título de melhor barmaid do país europeu, concedido pelo Lisbon Bar Show 2024. Dias antes, o estabelecimento comandado por Flavi havia sido laureado com uma estrela na edição do Top Cocktail Bars 2024, em Madri, na Espanha.
Para a bartender, o fato de mulheres como ela estarem sendo reconhecidas em um mercado ainda muito masculino, dá uma dimensão muito maior aos prêmios. “Desde que decidi mergulhar nesta profissão, sempre tive a preocupação de abrir espaço para outras mulheres, e continuo empenhada com esse movimento. Não é fácil, mas estamos superando todas as dificuldades, com consistência”, ressalta. Ela, por sinal, foi uma das seis mulheres que atuam no ramo na Europa a fazer parte de um encontro realizado, em abril, na Albânia. “Discutimos o mercado e, claro, mostramos o nosso trabalho”, explica.
As conquistas só motivam a brasiliense, que se diz preparada para novos desafios. “O mercado sofre com falta de mão de obra e com questões econômicas. Portanto, temos de nos preparar para sempre entregar o melhor, e isso só se faz em equipe”, assinala a responsável pelos coquetéis do Rossio Gastrobar, que fica no topo do Altis Avenida Hotel. “Além disso, quero ser a representante do Brasil, levando os produtos brasileiros pela Europa”, destaca ela, que, nesta sexta-feira (24/05), embarca para Barcelona, onde participará de um evento que reunirá mulheres dos bares mais concorridos do planeta. O festival Mulheres na hospitalidade será realizado no icônico bar Paradiso, que foi eleito por anos o melhor do mundo.