Mundo – Pesquisadores da Universidade Edith Cowan (ECU), na Austrália, estão desenvolvendo uma tecnologia inovadora de rastreamento visual que promete identificar motoristas sob efeito de álcool. Utilizando câmeras e aprendizado de máquina, o sistema analisa vídeos em RGB dos rostos dos motoristas para detectar sinais de embriaguez antes mesmo de começarem a dirigir.
A pesquisa envolveu participantes em simulações de direção, variando entre sóbrios, levemente intoxicados e gravemente intoxicados, para testar a eficácia da tecnologia. Além dos vídeos em RGB, a plataforma utiliza vídeos 3D e infravermelhos para uma análise mais detalhada da face do motorista, e vídeos retrovisores RGB para capturar a postura e interações durante a direção.
Ensiyeh Keshtkaran, doutoranda da ECU, afirmou que o sistema alcança uma precisão geral de 75% na classificação dos três níveis de embriaguez alcoólica. No futuro, os pesquisadores planejam integrar essa tecnologia às câmeras de trânsito, de forma similar aos sistemas que monitoram o uso de cinto de segurança ou a atividade do celular durante a condução.
Com baixo custo e fácil instalação em veículos, o sistema de rastreamento visual oferece uma ferramenta promissora para aumentar a segurança no trânsito, detectando sinais de embriaguez antes que se tornem um risco nas estradas.
VEJA TAMBÉM
O governador Wilson Lima afirmou, nesta quinta-feira (18), que o Governo do Amazonas deve investir cerca de R$ 1 bilhão em Ciência, Tecnologia e Inovação até 2026. A afirmação foi feita durante a abertura da etapa Norte da 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pelo ministério da área. O evento contou com a presença da ministra Luciana Santos, que comanda a pasta sobre o tema no Governo Federal e responsável pelo evento.
Leia mais: