noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827!

Política

Brasil O fracasso de Guedes, pensador econômico ultraliberal de Bolsonar

Além de uma reforma previdenciária consensual, nenhum outro texto importante foi aprovado

Publicada em 08/10/22 às 15:10h - 12 visualizações

Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827


Compartilhe
Compartilhar a noticia Brasil O fracasso de Guedes, pensador econômico ultraliberal de Bolsonar  Compartilhar a noticia Brasil O fracasso de Guedes, pensador econômico ultraliberal de Bolsonar  Compartilhar a noticia Brasil O fracasso de Guedes, pensador econômico ultraliberal de Bolsonar

Link da Notícia:

Brasil O fracasso de Guedes, pensador econômico ultraliberal de Bolsonar
https://www.dm.com.br/redacaodm/  (Foto: Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827)

Foi, em 2018, um dos mais belos “takes” de Jair Bolsonaro. Economista, fundador do banco Pactual e influente think tank Millenium, Paulo Guedes, na época com 69 anos, colocou toda a sua energia a serviço do capitão Bolsonaro.

Apelidado de “posto Ipiranga” , nome de uma rede de postos de gasolina, onde o líder de extrema-direita podia tirar suas ideias, este último abriu sua agenda de endereços e conseguiu reunir ao seu candidato o essencial de grandes chefes.

Vitória alcançada, Paulo Guedes foi logicamente impulsionado à chefia de um “superministério” da economia, reunindo orçamento, planejamento e indústria. O plano desse ultraliberal, formado na Escola de Chicago, era então ambicioso: reforma das pensões, do funcionalismo público, dos impostos e até 1.000 bilhões de reais (191 bilhões de euros) em privatizações. Na sua mira estava nada menos que a Petrobrás, gigante petrolífera Brasileira.

Quatro anos depois, é uma chuva fria para Paulo Guedes, que indignou seus detratores e decepcionou até seus aliados mais próximos. Em questão, resultados ruins calamitosos: crescimento lento (1,7% previsto pelo Fundo Monetário Internacional, FMI, em 2022), uma taxa de desemprego certamente em queda (9,3%), mas salários corroídos pela inflação recorde e, acima de tudo, uma explosão da pobreza, que hoje atinge quase um em cada três brasileiros. Guedes teve que baixar suas ambições. Além de uma reforma previdenciária consensual nenhum outro texto importante foi aprovado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 61 99808 5827

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827
Converse conosco pelo Whatsapp!