O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo ao presidente de Israel, Isaac Herzog, nesta quinta-feira (12), para que não falte água, alimentos e remédios para os palestinos que vivem na Faixa de Gaza e para que os brasileiros possam sair por meio de um corredor humanitário.
Nas rede sociais, o presidente agradeceu pelo apoio na operação de retorno de pessoas ao Brasil. Ele também ressaltou a importância de evitar que pessoas inocentes sejam vítimas da guerra.
“Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog. Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas. Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra”, disse Lula.
“Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz”.
A assessoria do Planalto divulgou uma foto de Lula durante a conversa com Herzog. Essa é a primeira imagem do presidente depois da cirurgia para implantar uma prótese no quadril direito realizada no dia 29 de setembro. Na ocasião, o presidente também se submeteu a uma blefaroplastia, procedimento para remover o excesso de pele nas pálpebras.
O presidente brasileiro determinou o envio do avião presidencial e outros aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Egito para aguardar autorização para resgatar brasileiros e seus familiares retidos em Gaza. A aeronave está programada para chegar a Roma, na Itália, na manhã de sexta-feira, onde aguardará instruções do governo egípcio para o pouso.
Brasileiros podem morrer de fome em Gaza