Do ATUAL
MANAUS – O PDT, partido que tem Ciro Gomes como principal referência nacional, fechou acordo na manhã desta quinta-feira (4) com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) para a disputa eleitoral de 2024. Almeida vai disputar a reeleição em outubro deste ano. Com o acordo, o PDT desiste de lançar o médico Israel Tuyuka candidato do partido a prefeito de Manaus.
Participaram da reunião com David Almeida o presidente estadual do PDT, Luiz Castro, o presidente Municipal, Claudio Machado, o Machadão, e membros da executiva estadual e municipal do partido.
O médico Israel Tuyuka deve disputar a eleição como candidato a prefeito de São Gabriel da Cachoeira (município amazonense distante 852 km da capital Manaus). O ATUAL apurou que Tuyuka já anunciou sua pré-candidatura no município.
Na reunião com o prefeito David Almeida, ficou acertado de o PDT vai participar da gestão da Prefeitura de Manaus, mas não houve definição de nomes e nem de quais espaços o partido vai ocupar.
O PDT já havia decidido lançar o médico Israel Tuyuka para disputar a prefeitura de Manaus, e o presidente estadual Luiz Castro para encabeçar uma chama de candidatos a vereador. Com a mudança de rota, apenas a candidatura de Castro se mantém firme no partido, com outros nomes da legenda, para vereador.
Apesar de o acordo ser fechado com lideranças locais, a costura para o PDT desistir da candidatura própria e se aliar a David Almeida foi feira em Brasília, com a direção nacional do partido.