noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827!

Política

Presidente do PT, Gleisi deve assumir ministério no Palácio do Planalto

A deputada federal foi sondada pelo presidente Lula para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, pasta que articula com movimentos sociais

Publicada em 30/01/25 às 09:26h - 21 visualizações

Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827


Compartilhe
Compartilhar a noticia Presidente do PT, Gleisi deve assumir ministério no Palácio do Planalto  Compartilhar a noticia Presidente do PT, Gleisi deve assumir ministério no Palácio do Planalto  Compartilhar a noticia Presidente do PT, Gleisi deve assumir ministério no Palácio do Planalto

Link da Notícia:

Presidente do PT, Gleisi deve assumir ministério no Palácio do Planalto
 (Foto: Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827)
Gleisi é aliada próxima de Lula e considerada uma das principais candidatas para o governo na iminente reforma ministerial - (crédito: Reprodução)

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), é cotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República, pasta responsável pela articulação do governo com movimentos sociais.

Ela deve assumir o cargo ocupado atualmente por Márcio Macêdo. Por sua vez, o ministro ainda não tem destino definido, mas pode ser indicado pelo chefe do Executivo para alguma estatal.

Gleisi é aliada próxima de Lula e considerada uma das principais candidatas para o governo na iminente reforma ministerial. O presidente estuda anunciar uma série de mudanças na Esplanada para ajustar o funcionamento do governo e acomodar forças políticas, especialmente do centro.

A deputada federal tem perfil mais combativo e defende pautas que agradam movimentos sociais mesmo quando vão de encontro a outros vetores do governo. Por exemplo, Gleisi criticou diversas vezes as políticas de austeridade fiscal apresentadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ajuste no Planalto

A Secretaria-Geral é uma das pastas palacianas, ligadas diretamente ao gabinete de Lula, o que permite articulação próxima entre os ministros e o presidente. Gleisi também tem experiência política e bom trato com parlamentares, auxiliando na defesa de pautas caras ao governo no Congresso.

A gestão de Márcio Macêdo, por sua vez, vem sendo criticada pela falta de diálogo com movimentos sociais, e baixa mobilização. Apesar disso, o ministro é aliado próximo do presidente e frequentemente elogiado.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Interlocutores da Secretaria-Geral procurados pelo Correio destacaram que Macêdo continua trabalhando normalmente na pasta, apesar das movimentações por sua saída, e que inclusive está finalizando o planejamento para 2025 e 2026. Hoje e amanhã (30), ele cumpre agenda em Recife.

A nomeação de Gleisi depende exclusivamente do presidente Lula. Caso se confirme, a deputada terá que deixar o cargo de presidente nacional do PT, que ocuparia até julho deste ano. O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, é o mais cotado para substituí-la.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 61 99808 5827

Copyright (c) 2025 - Rádio Rir Brasil - Brasília - Direção: Ronaldo Castro 61 99808 5827
Converse conosco pelo Whatsapp!